Páginas

sábado, 1 de setembro de 2012

Protetor Solar

Bom pessoal, como uma boa Farmacêutica, não posso deixar de postar algo para a saúde. E saúde da pele.
Com esse tempo doido que temos um dia sol, outro chuva, outro nublado, however, temos que nos proteger sempre contra a exposição aos raios UVs.
Para curtir o Sol que também oferece benefícios à nossa saúde, sem causar danos a nossa bela pele, vamos entender alguns cuidados necessários antes de sair torrando a pele por aí.



Raios Ultra-Violeta - UVA e UVB
A radiação UVA apesar de ter um comprimento de onda mais curto, penetra profundamente na pele (derme), não costuma ter sua intensidade alterada 
conforme a época do ano ou altitude de cada região e é a principal responsável pelo foto envelhecimento. 
Ao penetrar a derme, os raios UVA danificam as fibras de colágeno e elastina e altera a produção das enzimas metaloproteinases. Essas enzimas, que reconstroem o colágeno danificado, geralmente acabam operando mal e, assim, degradam ainda mais o colágeno. Quanto mais jovem a pele mais fácil ocorre uma correção natural das alterações provocadas pelo Sol, na maturidade já não é mais possível reverter esses danos. Assim, conforme o tempo passa a pele incorretamente reconstruída forma rugas, apresentando também manchas e lesões pigmentadas.

A radiação UVA é usada também nas câmaras de bronzeamento artificial (Cuidado Meninas!!!).

Já os raios UVB atingem a epiderme e são os causadores das queimaduras solares. Mudam de intensidade conforme a estação e altitude, ganhando força no verão, em especial entre as 10h e 15h. O UVB está diretamente relacionado ao desenvolvimento de câncer de pele nas áreas corporais fotoexpostas.

FPS
% de UV absorvido
2
50
4
70
8
87,5
15
93,3
30
96,7
50
98
FPS (Fator de Proteção Solar)
Indica o grau de proteção da pele contra a queimadura solar. O FPS mede a proteção contra os raios UVB, responsáveis pela queimadura solar, mas não medem a proteção contra os raios UVA.

Um FPS 4 mostra que você está 4 vezes mais protegida contra os raios UVB. Um FPS 50 mostra que você está 50 vezes mais protegida, ou seja, precisa de 50 x mais radiação solar UVB para desencadear uma queimadura solar do que se não estivesse usando nada. Isso desde que seja aplicada a quantidade adequada de filtro solar.

O ideal é usar filtros de amplo espectro, ou seja, que ofereça proteção UVA e UVB.

A proteção UVA é dada pelo PPD (persistent pigment darkening) e deve ser no mínimo 1/3 do valor do FPS, ou seja, se o FPS é 30, a proteção UVA deve ser de pelo menos 10, PPD maior que 8 ou a presença de três estrelas no rótulo significam uma alta proteção.
De acordo com a ANVISA, ainda não é obrigatório que um protetor solar ofereça proteção contra os raios UVA, mas muitas marcas informam isso no rótulo.

A partir do FPS 15 a porcentagem de absorção de UV tem pouca variação, porém o tempode proteção à exposição solar vai aumentando junto com o FPS. Então as vezes um protetor solar 60 custa o dobro do 30, mas a proteção é praticamente a mesma, claro que o 30 tem que reaplicar mais rápido, mas isso também varia do ambiente em que você está, se num escritório ou numa praia por exemplo.

O uso do protetor solar deve ser diária. O protetor deve ser aplicado 20-30 minutos antes da exposição solar e reaplicado a, pelo menos, cada duas horas.
Mesmo em dias nublados, cerca de 80% da radiação solar atinge a Terra, ainda que você não perceba a ação do sol no corpo. Por isso, proteger-se é necessário sempre e o uso do protetor solar é indispensável.

Então fica claro que há um efeito acumulado da ação do Sol na pele. Após anos de pequenas exposições do dia a dia, a pele apresentará sinais relacionados ao envelhecimento precoce, como uma ruga fina e, às vezes, profundas, além de manchas, flacidez, espessamento e desenvolvimento de lesões cancerosas.
Não vamos bobear com isso. Informação é que não falta para pesquisarmos sobre a proteção solar. E repetindo o que meu professor de Cosmetologia disse “Não há melhor cosmético anti-sinais que o protetor solar”.

Beijos!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário